METODOLOGIAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS



Com o crescimento de movimentos que valorizam a participação integrada de equipes e a gestão social, emergem uma série de ferramentas dentro de um arcabouço de tecnologias sociais. A seguir seguem alguns exemplos dessas ferramentas utilizadas pela Conquista para a elaboração de projetos ousadamente bem sucedidos: 



Canvas



Quando os projetos envolverem novos negócios, o Business Model Canvas surge como uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios.

Mapas Mentais



Um mapa mental é um diagrama usado para organizar informações visualmente. Mapas mentais são frequentemente criados em torno de um único conceito, desenhado no centro de um papel em branco, sobre o qual idéias relacionadas são associadas por representações de imagens e de palavras, com setas de diferentes cores. Ideias mais importantes são ligadas diretamente com o conceito central, enquanto outras idéias derivam das mesmas subsequentemente.

Mapeamento Comunitário




A técnica de mapeamento comunitário produz uma série de dados geográficos, de distribuição e abundância de recursos, além de uma indicação do nível de exploração das diferentes áreas, podendo ser relacionado com os dados obtidos em outras etapas da elaboração dos projetos.

Mapa de Atores



Identificar pessoas e gerar redes de engajamento para os projetos é uma etapa fundamental. Aplicando técnicas simples é possível visualizar o nível de influência e de comprometimento de atores que ainda nem sabem que fazem parte dos projetos que transformarão a sua própria comunidade através da simples inovação de valores.

Proposta de Valores



Em um mundo corporativo virado de pernas pro ar em que clientes controlam as empresas e desconhecidos projetam os seus produtos, ferramentas como o Design de Proposta de Valores desempenham um papel crucial. Ela simplifica ideias complexas em ilustrações de rápido entendimento, apenas com os detalhes mais importantes para o entendimento das dores de cabeça dos clientes e as maneiras mais criativas e eficientes de resolvê-las. 

Karabirrdt



Quando chega a hora de transformar o protótipo em ação, muitos projetos acabam morrendo devido a falta de espírito colaborativo. Baseado nas técnicas Dragon Dreaming - uma abordagem de sistemas vivos para construir organizações e projetos de sucesso – o Karabirrdt é uma ferramenta prática para identificar visualmente as tarefas e comprometimentos de trabalho de cada integrante do projet
o.